28 de março de 2011

Saiba mais sobre o Movimento Reggae em Belém do Pará!

Belém do Pará não vive só de Brega, Carimbó e Calypso! Escondido por falta de apoio da mídia, um dos Maiores Movimentos Reggae do país de Belém continua firme e forte há quase 30 anos. O Reggae em Belém tem como um dos pioneiros “Ras Alvin”, que possui há muito tempo uma barraca de discos instalada no centro da cidade, onde pode-se encontrar verdadeiras raridades do ritmo jamaicano. O primeiro clube de Reggae da Capital Paraense foi fundado por “Ras Fernando”, no quintal da sua residência, que ficou conhecida nacionalmente como “Toca do Reggae”.

O sugestivo nome surgiu devido ao tamanho do espaço, que era bem pequeno. Após a Toca, surgiram vários outros, tais como o “Espaço do Reggae”, “Coisa de Negro”, “Coco Verde”, “Porto Solamar”, entre tantos mais. Uma prova de que o Reggae é forte em Belém, é a existência de programas de rádio de grande audiência, como o “Cultura Reggae” comandado por Bebel Chaves, o “Reggae Vibration” com Roberto Pinheiro e o “Sintonia do Reggae”, comandado por Enilson Nonato, que além de tocar Reggae se dedica a discutir os problemas sociais com a comunidade.

Falando em bandas, podemos citar várias: “Nego Jô e Leões de Soweto” (primeira Banda de Reggae da região), “Six Marley”, “Holly Pype”, “Sevilha”, “Cristal Reggae”, “Amazon Java”, “Gaia na Gandaia”, “JAHFFA REGGAE”, “Kayamakan”, entre outras. Além do cenário forte de bandas locais, Belém já recebeu (e tem recebido) grandes astros do Reggae Mundial, como Culture, Gregory Isaacs, Eric Donaldson, Inner Circle, Ziggy Marley & Melody Makers, Mighty Diamonds, Ijahman, The Gladiators, Clinton Fearon, Larry Marshall, Alpha Blondy, entre outros.

Em Belém há ainda os grupos de reggae, que surgiram na década de 90, formados por jovens moradores da periferia e região metropolitana da Capital Paraense. Dentre eles, destacam-se: Movimento União pelo Reggae, Movimento Cultural Unidos pelo Reggae do Bairro da Guanabara, Movimento Reggae do Aura, Movimento Marcus Garvey e Movimento Revolução do Reggae. Em sua área, estes grupos atuam em conjunto com os Centros Comunitários e o movimento social, lutando por melhorias na área, como saneamento básico, saúde, moradia e, principalmente, contra os preconceitos racial e social. Estes movimentos são filiados à Associação Cultural dos Movimentos de Reggae de Belém e Ananindeua – AMOR, que em conjunto com MOCAMBO forma o Conselho Municipal do Negro de Belém.

Para quem não sabia, o Reggae está enraizado na Cultura Paraense, hoje a cidade é conhecida nacionalmente com a  terra do REGGAE ROOTS!! assim como o Carimbó e outros ritmos, que podem ser ouvidos por onde se passa. Parabéns aos que fazem desse movimento uma realidade.






Fonte: Surforeggae

Um comentário:

  1. Parabéns ao movimento Reggae no Brasil em especial em todo o Pará, a cultura do reggae e paz e solidariedade entre seus irmãos.
    JÂNIO MARQUES- belém do Pará

    ResponderExcluir